Qual o Futuro de Anápolis Com A Plataforma Logística?

O Município de Anápolis aguarda já há mais de 10 anos a inauguração da futura Plataforma Logística, que tem uma infraestrutura praticamente pronta para o seu funcionamento pleno.

Em relação a este projeto, a nova gestão da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás - CODEGO, informou que estão sendo reformuladas as cronologias de todas as obras e serviços dentro da Companhia, e afiançou que o Governo de Goiás está estudando a melhor forma de dar destinação à estrutura existente conforme projeto original da Plataforma Logística Multimodal.

A discussão de uma modelagem que integre a Plataforma Logística de Anápolis ao pátio de cargas da Ferrovia Norte Sul na cidade deve ser a pauta nas próximas reuniões do Governo Estadual.

ENTENDA O PROJETO

Anápolis será Capital da Logística Nacional




Os polos de cargas ao longo da Ferrovia Norte Sul serão centros de transferência de cargas e serviços logísticos, ancorados em uma operação ferroviária. O transporte será caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte, sendo utilizados pela FNS no momento o rodoviário e o ferroviário em uma mesma solução logística. De forma racional, a intermodalidade deve reduzir os custos logísticos.

Desde do primeiro esboço do planta até a execução do projeto, a ideia é a integração de plataformas multimodais, que se encontrariam em Anápolis. Com essa integração, a cidade deve passar um patamar inimaginável de forte desenvolvimento socioeconômico, se tornando o maior Centro Logístico do País, com implementação das intersecções da Ferrovia em seu tramo Sul. 

Alguns problemas conjunturais atrasaram o andamento da obra, que previa a ligação da Ferrovia, passando por solo goiano, até Estrela D´Oeste, em São Paulo, com a construção de dois polos nas cidades de Santa Helena e São Simão. A Diretoria d Operações informou que o polo da FNS em Santa Helena será o maior da ferrovia e armazenará soja, milho e açúcar, dentre outros produtos agrícolas produzidos no Sudoeste goiano, aproximando o mercado local com os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA).

Também está sendo desenvolvido um projeto executivo para a construção de um novo Porto em São Simão, que deverá escoar soja, farelo de soja e biocombustível. Tratativas nesse sentido estão sendo discutidas com o principal grupo investidor da região –  que deseja ter acesso a uma nova modalidade de transporte que não seja apenas a Hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê.

O projeto original da Norte Sul e seus ramais prevê a construção de polos nas cidades de Uruaçu, Anápolis, Santa Helena e São Simão em Goiás.


Futuro da Plataforma

Para a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, é importante que esta destinação da Plataforma Logística continue integrada ao Aeroporto de Cargas de Anápolis

A infraestrutura da Plataforma, que está assentada em uma área de quase 2 milhões de m³, contígua ao DAIA e entregue em 2007, contudo a área continua sem uma definição. O Governo Estadual deve dar uma destinação em breve para o projeto localizado em Anápolis, com a identificação de novas ações de planejamento e gestão para o cumprimento das necessidades. Atualmente, o projeto está em processo de integralização ao Patrimônio da CODEGO, que é responsável pela expansão do DAIA 2


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