Ecopontos Em Anápolis I Você Sabe Para Que Eles Servem?

Ecopontos Em Anápolis I Você Sabe Para Que Eles Servem?

Em Anápolis existem dois postos mantidos Prefeitura Municipal e localizados no Setor Sul e outro no Adriana Parque na regiões sul e norte, respectivamente, os quais recebem descartes de material, a ideia é facilitar o trabalho de coleta de resíduos sólidos produzidos na cidade como entulhos de construção, móveis usados, restos de vegetação provenientes de podas de árvores, jardinagem, entre outros que podem ser levados para melhor acondicionamento nos Ecopontos.  ( Ver localização e horários de funcionamentos no final deste artigo).

Qual o benefício ambiental e social do Ecoponto?

Com uma estrutura simples o trabalho de recolhimento de objetos e materiais se torna mais eficiente já que com o auxílio da própria população que encaminha esses materiais até os ecopontos, sendo assim evitado que estes resíduos sejam descartados no lixo comum, vale lembrar que posteriormente há um tratamento específico para os componentes deixados no postos de coleta e com potencial de contaminação.
O objetivo é possibilitar a destinação correta desses materiais, evitando seu abandono em ruas, calçadas e terrenos baldios. Outra ação colocada em prática pela Prefeitura de Anápolis com o objetivo de aumentar a abrangência do sistema de coleta seletiva que, hoje, é realizada em 175 bairros, são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) onde podem ser depositados, separadamente, plástico, papel, vidro e metal.
  • Conheça os pontos cadastrados e leve seu material descartado, clicando aqui!

Novos Ecopontos em Anápolis       

A Secretaria de Meio Ambiente deve modernizar os ecopontos nos próximos dias e instalar outros dez espaços, dos quais dois estão previstos para implantação ainda no primeiro semestre deste ano.
O material entregue voluntariamente pelos cidadãos é separado e enviado para a destinação final – dependendo da quantidade – de uma a três vezes por semana, por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Uma parte do material segue para as cooperativas de catadores responsáveis pela coleta seletiva, e o que não pode ser aproveitado é direcionado ao aterro sanitário da cidade.
Ecopontos em Anápolis em funcionamento até o momento

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Comentários