Av. Brasil Sem Retorno? Entenda o Projeto dos Corredores de Ônibus em Anápolis

Anápolis vem passando pelo maior Projeto de Mobilidade Urbana de sua história, mas o que temmgerado muitas dúvidas nos moradores são algumas alterações bruscas na configuração das avenidas de maior fluxo na cidade, tais como a Av. Brasil Sul e Norte, entre outras que integram o projeto em andamento e que deve ser entregue o próximo aniversário de Anápolis, no dia 31 de Julho.

A Prefeitura de Anápolis, explica que o projeto vem cumprindo o contrato licitado desde do seu início e que as intevenções se fazem necessário por motivação técnica da Engenharia de Tráfego.

Paradas de ônibus


Plataformas elevadas com altura  mínima de 28 cm da via de rodagem servirão de base para as pontos de ônibus, na Avenida Brasil Sul, atendendo às especificações técnicas do projeto de corredor exclusivos para o transporte coletivo, a altura acima mencionada é compatível com os degraus presentes nos ônibus que prestam serviço da cidade de Anápolis.


A Prefeitura realiza medições periódocas nas nove plataformas de ônibus no eixo da Avenida Brasil Sul, que abrigarão 18 pontos de ônibus. No lado oposto, no eixo da Av. Brasil Norte, outras nove também estão sendo implantas dentro dos mesmos padrões.

Outros cinco eixos nas avenidas Universitária, São Francisco, JK, Presidente Kennedy e Pedro Ludovico, que fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, estão recebendo os novos abrigos que devem somar quase 200 em toda a cidade e projetados em três modelos: convencional, com calçada avançada e plataforma (paradas duplas).

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Terceira Faixa


Uma terceira faixa na Av. Brasil Norte deverá garantir uma melhor fluidez do tráfego de veículos na região, com especial atenção para o transporte coletivo de passageiros. Com a finalização da obra, o deslocamento, por meio do corredor exclusivo, dará o conforto que as pessoas que transitam entre os bairros e o centro de Anápolis.

A parte final da terceira faixa, que fica após o cruzamento com a Rua Brasil, continua em direção ao viaduto Nélson Mandela. No encontro das duas vias,  foi implementada uma outra grande estrutura de drenagem, dotada de uma rede de água pluvial de um pouco mais de 500 metros de extensão.

Algumas correções estão sendo feitas em alguns pontos da faixa central, com o objetivo de atender as exigências técnicas do projeto que prevê o corredor exclusivo para ônibus.

Retornos na Avenida Brasil

Depois concluída todas a etapa de implantação do corredor de ônibus, a Av. Brasil Norte continuará tendo seus retornos de veículos particulares, ainda que em número reduzido se comparado aos que existiam anteriormente, o projeto prevê atualmente cinco retornos ao longo dos 3,8 quilômetros da via, com cerca de 600 metros de espaçamento entre eles.

Os retornos serão nos trechos que correspondem às avenidas A, Argentina, Senador Ramos Caiado, na entrada do Bairro São Carlos, Rua Galileu e entre o Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo - Huana e Ânima Centro Hospitalar.

Os retornos devem contar com sinalização semafórica já estão pré-determinadas de forma a não  prejudicar o fluxo de pedestres, veículos particulares e o comércio em função da obra priorizar o transporte coletivo de Anápolis.


Com a finalização das calçadas e rampas de acesso às plataformas, com o objetivo de oferecer maior acessibilidade aos pedestres. A sinalização – horizontal e vertical – da Avenida Brasil deve ser concluída nos próximos dias.


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Em tempo

Iniciada em 2015 e avaliada em R$ 74 milhões, a pasta informa que a previsão de entrega permanece a mesma: ainda neste semestre.

A definição de BRS é a mais coerente, para não dizer a certa, sobre os corredores de ônibus de Anápolis, as faixas exclusivas para ônibus, que se convencionou chamar de BRS (Bus Rapid Service/Serviço Rápido por Ônibus).

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