Anápolis Teve Projeto De Mobilidade Urbana Alterado

Projeto de mobilidade urbana de Anápolis,
apresentada algumas alterações
Como já publicamos em artigo anterior sobre o Projeto de Mobilidade de Anápolis, quando fala-se no modal BRT, existem uma série de particularidades a serem consideradas que ao que tudo indica não deve ser aplicar no caso dos corredores de ônibus em Anápolis, como faixa exclusiva com segregação física e pagamento antecipado nas estações antes do embarque.

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Vias de uso exclusivo para o transporte público

O projeto deve se manter inalterado no que diz respeito aos seis corredores de ônibus de faixas com prioridades absoluta junto ao canteiros central no caso das avenidas Brasil Sul e Norte, bem como na Universitária.

No caso das avenidas São Francisco/ Juscelino Kubitscheck e Pedro Ludovico contaram com a prioridade induzida para o transporte coletivo, implementada por meio de vias à direita, tal projeto executivo também está previsto nas avenidas Presidente Kennedy/ Fernando Costa que devem ter também estações de embarque e desembarque semelhantes aos pontos de ônibus presentes no centro da cidade, mas especificamente na Praça Bom Jesus.

Ponto de ônibus na Praça Bom Jesus

A região central de Anápolis deve também ter algumas alterações no objetivo de apresentar uma melhor distribuição dos paradas de ônibus na região.

Avenida Brasil Norte

Umas das avenidas mais importantes dentro do projeto de mobilidade urbana é o alargamento de suas vias em todo o percurso se prevê a criação de alças auxiliares para o trânsito urbano da região.


Transporte Coletivo

De acordo com a empresa Jofege, responsável pela obra, as intervenções previstas em projeto devem ser concluídas em outubro deste ano.

Uma terceira faixa deve cortar toda a Avenida Brasil Norte desde do Viaduto Nelson Mandela até o Bairro Recando do Sol.

Alterações no Projeto de Mobilidade Urbana

Algumas correções estão sendo realizadas pontualmente na faixa central da via, ficou evidente que para o atendimento às exigências técnicas do projeto que prevê o corredor exclusivo para ônibus, e ao mesmo amenizar o impacto no trânsito durante as intervenção optou-se por não interromper o fluxo ao longo do trajeto, ocorrendo paralisações e desvios apenas em trechos onde se realizavam os serviços.

Estação de embarque e desembarque instaladas
com vias de acesso ao canteiro central (Av. Brasil Sul)


Até o momento ainda não ficou esclarecido como ocorrerá a implementação do projeto inicial, já que os pontos de ônibus do canteiro central ainda se encontram intercalados por retornos para os condutores utilizados na avenida anteriormente à execução da faixa exclusiva para os ônibus, a Prefeitura de Anápolis informou que o projeto antes divulgado na gestão anterior como BRT (Bus Rapid Transit), teve a denominação alterada para BRS (Bus Rapit Sistem) no qual não há o pagamento antecipado dentro das estações como acontece no BRT.

No encontro das duas vias, no entanto, será introduzida, dentro de alguns dias, outra grande estrutura de drenagem, com rede para a captação de águas pluviais com cerca de 500 metros de extensão. Neste caso, ainda não foram definidos os prazos para a realização, mas, quando chegar o momento, a Prefeitura fará ampla divulgação para que se cause o mínimo de impacto na rotina da população da grande Jaiara.

Avenida Universitária

As obras realizadas na Avenida Universitária estão com foco no momento na execução dos serviços estruturais que incluem sistemas de drenagem, com ampliação da rede de águas pluviais e implantação de bocas de lobo, além de novas sinalizações horizontal e vertical, e a substituição da atual iluminação por lâmpadas de LED

Av. Universitária recebe apresenta grande fluxo
de universitários e prestadores de serviços


Também foi informado que a ampliação do sistema de drenagem não estava bem especificado no Projeto de Mobilidade Urbana anterior, com essas correções haverá também sistemas de drenagem na proximidades do Recanto do Sol e ruas de acesso aos bairros da região norte. O investimento se fez necessário buscando evitar transtornos provocados em anos anteriores por temporais não absorvidos em decorrência da precariedade da antiga infraestrutura urbana.

A expectativa é que a via que liga essa região ao centro da cidade esteja revitalizada ainda nesse segundo semestre.

Pontos de ônibus

Os pontos de ônibus foram dotados de novos abrigos, em substituição aos antigos, que estavam obsoletos, piso rígido para preservar o pavimento as novas paradas do transporte coletivo de Anápolis também receberam microrrevestimento em toda a sua extensão.

Parque da Jaiara

Devido aos constantes alagamentos provocados pela água da chuva no Parque da Jaiara e arredores, houve a adição também de projeto de drenagem mais eficaz na região norte. Segundo informações dos técnicos da Prefeitura Municipal muito trabalho teve que ser refeito, como a implantação da rede pluvial. Mas agora sim, por meio do trabalho eficiente, os moradores poderão usufruir o Parque da Jaiara com tranquilidade e trafegar pela região com segurança em dias de chuva.
Parque da Jaiara já é um dos mais frequentados de Anápolis


Avenida Fernando Costa
Com 4,8 km de extensão em galerias de rede pluvial, o projeto executivo tem o objetivo de resguardar o paisagismo do Parque da Jaiara e a estrutura viária dos arredores de transtornos provocados pela água da chuva que desce pela Avenida Fernando Costa, como ocorrera nos últimos anos. 

Mais de 30% do projeto já foi executado, a partir de uma grande estrutura de dispersão construída ao lado do Córrego da Reboleira, cuja ramificação, na Avenida Fernando Costa, já atingiu em torno de 1,6 km de tubulação dupla com diâmetro de 1,20 m.

A frente de serviços passou pela Rua Formosa, percorrendo 110 metros, para encontrar a Avenida Bernardo Sayão, que demanda 1.350 m de rede, com tubos de 1,50 m de diâmetro. Depois de concluído esse trecho, as intervenções retornam para a Avenida Fernando Costa, para finalização do serviço.

O projeto prevê a instalação de 96 bocas de lobo triplas, duplas e simples. Há ainda a previsão de 58 pontos de visita, que são caixas de concreto que possibilitam a presença de técnicos para a manutenção da rede de água pluvial.

O contrato para a execução do projeto de drenagem é de R$ 3.283.112,00 e tem como fonte de recursos os ministérios das Cidades e do Turismo, além da contrapartida da Prefeitura.

Avenida Pedro Ludovico

Já em fase de recuperação asfáltica em toda sua extensão a Avenida Pedro Ludovico também faz parte do projeto de reestruturação viária do corredor do transporte prevê também a construção de 1,5 km de rede pluvial na altura do Residencial Pedro Ludovico.
Av. Pedro Ludovico que vem recebendo uma atenção maior com a nova estruturação viária,
já havia sendo uma opção aos motoristas que chegam e saem em Anápolis pela BR-060


Os novos pontos de ônibus já foram implantados ao longo da avenida, bem como aplicação de microrrevestimento nessas paradas do transporte coletivo na região, as ações estão sendo realizadas por etapa com a liberação de cada trecho, antes do início do outro. Ainda restam obras de drenagem e de sinalização da via, a mesma será totalmente iluminada por lâmpadas de LED e também está recebendo nova sinalização de trânsito.

Fonte: Prefeitura de Anápolis/ Jogefe

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