Anápolis Está Sendo Mapeada Por Georreferenciamento


Técnicos da empresa especializada em Georrefereciamento, a Geo Mais estão realizando medições e registros fotográficos de todo o perímetro de Anápolis. A primeira etapa aconteceu em 2018, com a fotografia aérea dos 933,156 km² do município. Agora, a equipe da empresa Geo Mais, que ganhou a licitação para realizar o serviço, dividiu o município em 33 setores e está percorrendo todos eles para verificar as informações geradas pela aerofotografia.

Um sistema interno da empresa Geo Mais está armazenando todas as informações colhidas em todas as áreas já foram registradas. Vale lembrar, que uma equipe estará visitando as área comerciais e residências dos moradores de Anápolis. os mesmos estarão uniformizados e sendo transportados por uma van ou em um carro plotado. Eles possuem crachá para se identificar corretamente.


  • Confira as imagens para identificar os membros da equipe da Geo Mais:





Georreferenciamento


O objetivo do georreferenciamento de imóveis é a localização específica de um bem individualizado no globo terrestre. Georreferenciar uma casa significa obter as coordenadas geográficas precisas dela; georreferenciar um terreno, consiste em delinear seus limites formando um polígono.

Aqueles contribuintes de Anápolis que não notificaram o aumento de área construída em seus lotes, mas cuja ampliação foi constatada por meio da foto aérea e com a equipe in loco, serão notificados. Não concordando com a medição, ele tem 30 dias para ir a qualquer unidade do Rápido e entrar com o recurso.

Justiça Fiscal


O Georreferenciamento pode servir como uma ferramenta eficaz de justiça fiscal. Atualmente Anápolis gera um saldo da Taxa de Serviços Urbanos (TSU) – a chamada taxa de lixo – que é rateada entre os contribuintes de acordo com os metros quadrados construídos em cada lote. Sabe-se que Anápolis conta com cerca de 220 mil lotes, só que com o crescimento exponencial do município, esse número pode ser ainda maior. Isso porque muitos contribuintes não buscaram fazer a regularização perante a Prefeitura. Além disso, há aqueles que fizeram ampliações em suas residências e não informaram ao Executivo.

O cidadão anapolino, uma vez que a taxa de lixo acaba não sendo distribuída de forma justa. “Quem está correto perante a Prefeitura, acaba pagando por aquele que não está”, explicou o secretário municipal da Fazenda, Geraldo Lino, ao afirmar que já no próximo ano isso deve mudar.

Mapeamento Geográfico pode ajudar nas demandas do munícipio


A Prefeitura de Anápolis, garante que o levantamento vai auxiliar na área da Educação, Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública, tudo isso a partir de um mapeamento geográfico. O Georreferenciamento Urbano, é um dos sistemas mais modernos do Brasil que realiza o levantamento topográfico detalhado de cidades, também pode identificar áreas desmatadas e, assim, intensificar ações de reflorestamento; verificar manchas de violência, facilitando a atuação das forças de segurança; auxiliar equipes da saúde a detectar focos do mosquito Aedes aegypti, destaca o site oficial da Prefeitura.

Outros serviços a serem monitorados

  •  Serviços de manutenção;
  •  Troca de iluminação pública;
  •  Recuperação asfáltica, e muito mais.

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Comentários