O Que Será Construído No Bairro Jundiaí?

O Que Será Construído No Bairro Jundiaí?

Depois de muita repercussão na mídia a Prefeitura de Anápolis já definiu o projeto de implantação do Centro Administrativo Ipiranga, captando junto ao Governo do Estado de Goiás o valor R$ 2.1 para o início das obras de readequação do antigo Clube Ipiranga.

O recurso, é advindo de convênio via programa Goiás na Frente, será utilizado na reforma e adequação de estrutura física, que vai receber três secretarias municipais; na criação de uma praça para atividades físicas e do Jardim Botânico de Anápolis.

Além de oferecer um novo cartão postal para a cidade, a Prefeitura informa ainda que pretende contemplar áreas diversas como esporte, meio ambiente e educação, sem contar com a economia de R$ 360 mil por ano em gastos com aluguéis que são gastos para manter a estrutura física das secretárias a serem alocadas, vale lembram que atualmente as mesmas ocupam seis andares de um edifício na Avenida Brasil, em frente ao Centro Administrativo/Teatro Municipal.

Toda a implantação do projeto Jardim Botânico/ Centro Administrativo Ipiranga deve durar aproximadamente oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

Polêmica ambiental e impacto no trânsito local

Segundo informações retiradas do site oficial da Prefeitura Municipal, na prática, a área verde que ficou abandonada por vários anos, terá todas as árvores catalogadas e nascentes recuperadas e preservadas. “Nenhuma árvore será derrubada, o que vamos fazer é catalogá-las e transformar o local em um Jardim Botânico, onde a população terá livre acesso e estudantes de biologia e áreas afins poderão fazer suas pesquisas”, diz o prefeito Roberto Naves. Ele explicou que, atualmente, as minas d´água estão sufocadas pelo concreto e mal direcionadas.

O projeto contempla o aproveitamento de 1,8 mil metros quadrados de área construída, sendo necessária apenas adequações. O site informa ainda que funcionários e visitantes também poderão utilizar o estacionamento já existente no local, sem gerar impacto no trânsito.

Na época da polêmica de estudo sobre a implantação do projeto do Jardim Botânico, houve muita informação desencontrada o que levou a população a acreditar que as secretarias seriam transferidas para onde é atualmente o Parque Ambiental Ipiranga, o que foi desmentido pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Habitação.

Área valorizada

Localizada no bairro Jundiaí, após a aquisição a área é atualmente propriedade pública, conforme divulgado em alguns meios de comunicação da cidade de Anápolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem realizado estudos da área que é considerada um tesouro ambiental numa das regiões mais valorizadas da cidade, integrando o complexo onde se encontra o Parque Ipiranga.

Nela existem nascentes de água cristalina; espécies nativas da flora do Cerrado; pássaros; répteis e anfíbios, além de outros atrativos. 

Fonte: Prefeitura de Anápolis 

Comentários