Mudanças Em Creches De Anápolis

Mudanças Em Creches De Anápolis


Representantes da Prefeitura de Anápolis estiveram presentes em reunião nesta semana no Ministério da Educação, em Brasília, para discutir o repasse de verbas federais para os municípios, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O vice-prefeito Márcio Cândido apresentou uma proposta que estabelece convênios com instituições – sejam religiosas ou da sociedade civil – e com cooperativas, para que elas construam unidades de ensino, contratem os profissionais e o município passe a comprar as vagas a um preço inferior ao que é gasto atualmente com cada aluno por mês.

O modelo apresentado pela gestão municipal de Anápolis já é praticado no Distrito Federal e em Santos.Saiba a localidade das Creches Públicas em AnápolisClicando aqui

O projeto não pode ser considerado uma OS [Organização Social], mas sim o denominado voucher, que ajuda a reduzir o déficit por creches, oferecendo ensino e estrutura de qualidade”, explicou o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido.

O encontro em Brasília foi comandado pelo ministro da Educação, José Mendonça Filho. Também estavam presentes o governador Marconi Perillo, o senador Wilder Morais, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, e mais oito prefeitos de cidades goianas.

Márcio Cândido explicou o modelo e deu o exemplo de uma cooperativa de Anápolis que construiu uma unidade, contratou os profissionais e ofereceu 180 vagas ao custo de R$ 400 por aluno mensalmente. “Essa é a política adotada pelo prefeito Roberto Naves: buscar parcerias para oferecer serviços de qualidade a um custo menor”.

Segundo o vice-prefeito, a atual gestão não se preocupa em somente oferecer um lugar para que a mãe ou o pai deixe seu filho enquanto trabalha. “Queremos um ambiente que ofereça educação de qualidade e que a criança sinta prazer de frequentar”, disse Márcio Cândido.
Esse é um modelo que é discutido no Ministério da Educação é uma das principais alternativas para minimizar o déficit na educação infantil, segundo o ministro José Mendonça, estiveram também no encontro o Governador de Goiás, Marconi Perillo, a Secretária de Educação Raquel Teixeira e o Senador Wilder Morais.

O governador Marconi Perillo frisou que há um déficit de CMEIs em Goiás e que a responsabilidade pela educação infantil é dos municípios, mas que o Estado está ajudando, fazendo diagnósticos e buscando uma solução para a construção das unidades, sem perder de vista o custeio para manutenção, que envolve pagamento de professores e profissionais técnico-administrativos. “Muito mais caro que construir é fazer a manutenção, temos que investir na pré-escola e infância”, disse.

Fonte: Prefeitura de Anápolis

Comentários