O Eixo | Oportunidade Muitas Empresas Passaram a Migrar das Metrópoles para Cidades Menores em Busca de Custos Mais Baixos

Cidade de Anápolis, Com Seu  Padrão de Construções
Verticalizado ao Longo dos anos, em Primeiro Plano Temos
o Edifício do Fórum de Anápolis.

O Eixo | Oportunidade Muitas Empresas Passaram a Migrar das Metrópoles para Cidades Menores em Busca de Custos Mais Baixos

Desde 2009, mais de 31 mil empresas foram abertas nas oito cidades do corredor de riqueza formado por Goiânia, Anápolis e Brasília. Outras 70 mil deverão se juntar a elas até 2025, segundo estimativas da Urban Systems.

Eixo de desenvolvimento é uma área formada por cidades cujas economias progridem e se reforçam mutuamente, fazendo a região crescer mais rapidamente.

Há países em que a criação de corredores econômicos faz parte da estratégia de desenvolvimento. Há oito anos, a Malásia deu partida a um plano para aplicar 348 bilhões de dólares na criação de cinco eixos econômicos até 2030.

A Índia anunciou que vai investir 30 bilhões de dólares para reforçar as ligações econômicas entre Mumbai, área financeira e portuária, e Bangalore, onde existe um polo tecnológico. Em alguns casos, regiões e países diferentes se unem para planejar em conjunto.

Com uma boa ajuda de incentivos fiscais do governo goiano, atualmente como no caso de Anápolis um polo farmacêutico que reúne 39 empresas.Ali se cruzam duas rodovias e fica o ponto de integração das ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica, recém-inaugurado. O Aeroporto Internacional de Cargas está em fase final de construção. Mais amplo e moderno, vai se dedicar principalmente ao transporte de cargas, que recentemente foi confirmado também para uso de vôos comerciais de passageiros, sendo que pelo três companias aéreas devem iniciar suas operações até o fim de desse ano, outros projetos tem chamado a atenção com um estudo sobre a viabilidade de um Trem de Passageiros entre Goiânia e Brasília, (Leia A Matéria, Clique Aqui)

O surgimento do eixo de desenvolvimento tem despertado interesse de grandes grupos empresariais, por contra da presença de grande parte do público de maior renda per capita do país, nesse caso a capital federal. Brasília irradia estradas que garantem o acesso a mercados em expansão, como o Norte e o Nordeste, além do próprio Centro-Oeste. Anápolis também é um entroncamento.

Anápolis se consolidou nos últimos anos como um ­centro industrial, Goiânia continua atraindo negócios relacionados à vocação original da região, baseada na produção de carne e de grãos — nela estão grandes companhias, como a JBS Friboi e a Cargill Agrícola. Brasília, uma das cidades com maior PIB per capita do Brasil, garante à mistura um poderoso centro de consumo.

Comentários