Novo Projeto Ferroviário | Anápolis terá trilhos ligando à cidade de Corintos em Minas Gerais

Novo Projeto Ferroviário | Anápolis terá trilhos ligando à cidade de Corintos em Minas Gerais

Anápolis terá trilhos ligando à cidade de Corintos em Minas Gerais, se trata do projeto ferroviário Anápolis-Corinto que já despertou interesse dos empresários da região, como os produtores de grãos do PAD-DF, em Planaltina, de Luziânia (GO) e de Unaí. “A nossa expectativa é que a ferrovia saia da fase dos estudos e tenha a implantação. O setor está trabalhando para isso porque será um ganho para Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. A ferrovia vai diminuir o custo do produtor rural com frete e baixar o custo de produção”, explica Ronaldo Triacca, coordenador-geral da feira Agrobrasília e membro da Associação de Produtores do PAD-DF.

O projeto de uma ferrovia ligando as cidades de Anápolis (GO) e Corinto (MG) é uma das apostas do setor produtivo do Distrito Federal e de municípios do Entorno para melhorar a logística de transporte de cargas na região. A ferrovia encontra-se em fase de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Dez empresas demonstraram interesse em fazer as pesquisas necessárias e devem apresentar os relatórios até 30 junho. Sem o estudo técnico em mãos, o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não conseguem precisar em quanto tempo deve começar a construção e qual a previsão de início da operação.


O traçado da ferrovia Anápolis-Corinto tem 775km de extensão e prevê o encontro com a Norte-Sul, que está em operação comercial desde o fim de fevereiro, no trecho entre Anápolis e Palmas (TO). Dessa forma, a nova ferrovia deve começar no leito da Norte-Sul, no Km 11, distante três quilômetros do túnel sob a BR-060, no município de Anápolis (GO).  A ferrovia não deve passar dentro do DF, por conta dos custos operacionais e da proximidade de um grande centro urbano, que é Brasília. Mas ela poderá ser usada pelos produtores de grãos do PAD-DF, por isso, o empenho local na construção.

Comentários