'Brasília-Anápolis-Goiânia' Terá Trem De Passageiros Em Três Anos, Afirma Governo

'Brasília-Anápolis-Goiânia' Terá Trem De Passageiros Em Três Anos, Afirma Governo

O projeto do Trem de Passageiros para o Corredor Brasília-Anápolis-Goiânia, também conhecido como Trem-Pequi,, em breve, será realidade para Goiás, o tão aguardado projeto atenderá as demandas de caráter urbano e semi-urbano proporcionando um transporte de qualidade aos cidadãos das maiores cidades de Goiás e o entorno do DF. Atualmente o projeto encontra-se na área técnica da Agência Nacional de Transportes Urbanos (ANTT).

Estudos acabaram de ser concluídos pelo Governo de Goiás e entregues à Agência, que agora debruça sobre os documentos que vão embasar o futuro processo licitatório e, a partir daí, abrir para audiências públicas para viabilidade da obra. Ainda não há previsão de realização desses encontros.



Padrão Internacional

O Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental prevê que a viagem de Brasília a Goiânia seja de aproximadamente 70 minutos com seis estações de passageiros: Brasília, Samambaia, Alexânia, Abadiânia, Anápolis e Goiânia. Segundo o coordenador do projeto, consultor Bernardo Figueiredo, o trem terá o padrão que circula na Europa e nos Estados Unidos.

O custo para a implantação do sistema ferroviário é de R$ 9,5 bilhões, sendo R$7,5 bilhões vindos da iniciativa privada e R$ 2 bilhões divididos entre os Governos de Goiás, Distrito Federal e União. Segundo Bernardo, já estão sendo articuladas conversas com grupos de investidores interessados. Para esse estudo de viabilidade, a modalidade de contrato é uma Parceria Público-Privada (PPP) com o período de concessão de 33 anos, sendo que as obras ocorrerão nos três primeiros anos e a operação nos 30 anos seguintes.

Concluído em três anos

O Governo de Governo afirmou que se tudo correr dentro da normalidade, a ferrovia deverá ser inaugurada no máximo em três anos após o início da construção. 


BR-060

Segundo projeto, no rumo para a cidade de Goiânia, a ferrovia corre paralelamente à BR-060, onde cruza com a rodovia em dois pontos, por viaduto e por um túnel. Após atravessar a rodovia BR-060 por túnel, a ferrovia vai na direção oeste até a várzea do Rio Meio Ponte e entrar na mancha urbana da Região Metropolitana. Já dentro do município, a ferrovia vai em superfície até a Rua Dr. Constantino Gomes. Para evitar grande interferência no funcionamento da cidade, optou-se pelo subterrâneo até o fim da linha na Estação de Goiânia na Praça do Trabalhador.

Obra Subterrânea

O traçado em subterrâneo terá uma extensão de 1.531 metros, a estação será enterrada e estará localizada à Praça do Trabalhador. Segundo estudo, a região já é valorizada e possui um uso comercial intenso, além de excelente acessibilidade. Juntas, as Regiões Metropolitanas de Goiânia e Brasília têm 6 milhões de consumidores. Diante desse cenário, o trem poderá potencializar o desenvolvimento econômico regional.

Bernardo alerta que, quando o trem passa por determinados pontos, vai ajudar na estruturação da região, além de revitalizar. “Muitas vezes áreas que estavam degradadas poderão ser revitalizadas. Induz o desenvolvimento dessas áreas”, diz. Este sistema de transporte vai valorizar o espaço urbano e, por outro lado, esses mesmos empreendimentos que vão se desenvolver, também garantirão um fluxo de passageiros adicional à ferrovia.

Fonte: Goias Agora

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