Anápolis Está Na Área de Influência de 70% do Produto Interno Bruto do Brasil

Anápolis Está Na Área de Influência de 70% do Produto Interno Bruto do Brasil
"Anápolis já é um pólo de atração da prosperidade econômica no País. Em um raio de mil quilômetros, estão 70% do Produto Interno Bruto brasileiro."

A cidade que é considerada o “Trevo do Brasil” pela facilidade natural de integração aos demais centros consumidores do País, terá em breve mais um forte instrumento para complementar seu potencial logístico. Trata-se da Plataforma Logística Multimodal de Goiás.


A plataforma nasceu com o intuito de interligar os modais aeroviário, rodoviário e ferroviário. Essa iniciativa vai permitir um sistema de distribuição tanto rápido quanto eficiente de mercadorias para diversos centros consumidores. A perspectiva é de que a plataforma entre em operação nesta cidade a partir do ano que vem.

Este complexo está pronto há cinco anos, na região sudeste de Anápolis e localizado ao lado da rodovia BR-060/153 na saída para Goiânia e/ou Brasília. Vai funcionar como centro de processamento, embalagem e armazenagem de mercadorias para exportação. Sua estrutura compreende despachos aduaneiros e contratação de cargas, silos, acolhimento e alimentação para pessoas em trânsito, acesso a serviços bancários ou de comunicação.

Para possibilitar esse atendimento múltiplo, sua edificação é de fácil acesso ao Porto Seco, aeroporto internacional de cargas e ferrovias Centro-Atlântica e Norte-Sul. A Plataforma Logística Multimodal vai contribuir de modo expressivo para que o Centro-Oeste brasileiro exerça a sua condição de polo desenvolvimentista, fortalecendo as exportações em tempo mais ágil a mercados nacionais ou para o Mercosul, países andinos, asiáticos, europeus e para os Estados Unidos. Além disso, ela contará, num raio de pouco mais de 1.200 quilômetros, com quase 75% do mercado consumidor brasileiro com acessos privilegiados a cidades importantes, tais como: Goiânia (capital do Estado, a 53 km), Brasília (capital Federal, a 140 km), São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá e Palmas.

Levando em conta o aspecto desenvolvimentista da cidade o objetivo é recepcionar, armazenar e distribuir mercadorias numa mesma estrutura planejada e composta para esta finalidade. Os técnicos da Secretaria de Planejamento preveem que a Plataforma Logística Multimodal terá capacidade para reunir parte da produção agrícola de Goiás e mercadorias diversas, enviando-as pelos meios de transporte disponíveis para outras partes do território nacional ou para o grande mercado globalizado.

A plataforma vai movimentar nos primeiros cinco anos, investimentos da ordem de R$ 570 milhões. São várias as empresas operadoras com manifesto interesse em investir no processo operacional da central de logística de Anápolis. Entre os nomes conhecidos estão Luft e Grupo TPC Logística, Rapidão Cometa, a holandesa DHL, Riviera Investimentos, BTG Pactual, Grupo Ícones, Mantiq Investimentos e Eletra.

Com o ingresso da Plataforma Logística os produtos de Anápolis vão ser valorizados por decorrência do processo de distribuição. É a logística dinamizando o transporte para a entrega de mercadorias.

Licitação
A obra da plataforma logística do município será licitada pelo governo estadual no segundo semestre deste ano. "Os chineses já estão interessados”, disse o governador em discurso recente durante a solenidade em que recebeu da Prefeitura de Anápolis a comenda Gomes de Souza Ramos, no Teatro Municipal.

NOTÍCIAS DE NEGÓCIOS, VAGAS DE EMPREGO E CONCURSOS - LEIA AQUI 

Comentários