Anápolis lança projeto piloto de Centro de Empreendedorismo Inovação e Tecnologia |
A área localizada numa das regiões mais valorizadas da cidade deve se tornar um complexo que contemplará um Centro Administrativo integrado agora ao novo Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis - CEITEC.
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA
Representantes de instituições de ensino superior de Anápolis e ao setor produtivo estão convidados para que conheçam a base do projeto, lembrando que os participantes terão acesso a uma metodologia criada pela consultoria Pieracciani, de São Paulo, para a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e já validada nacionalmente, que contempla boa parte do que se pretende com o CEITEC.Em curto prazo, o objetivo do espaço, cujo nome oficial será definido futuramente em concurso a ser divulgado, é reunir os universitários da cidade, uma comunidade de pouco mais de 25 mil pessoas. A intenção é o Centro Tecnológico se torne local para ideias, que serão incubadas, para se transformarem em "startups”.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, Valter Pieracciani foi o palestrante durante o encontro na Acia. Ele trouxe na bagagem a experiência de quem já dirigiu mais de 800 projetos em companhias líderes como Embraer, Nestlé, Ambev, Petrobras, Pirelli, Avon, Bradesco, Du Pont, e BRF. Por email, o empresário, estrategista, tecnólogo e designer de negócios adiantou um pouco do que será discutido em Anápolis.
1 - O que será trazido e apresentado? É uma metodologia? Já foi testada?
Apresentaremos o projeto para instalação de uma espécie de laboratório de inovação para Anápolis. Trata-se de um ambiente de conexão, aprendizado, co-criação, experimentação e difusão da Cultura de Inovação para o varejo. A consultoria Pieracciani foi responsável pela concepção e operação do Laboratório de Inovação do Varejo da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que funcionou na cidade de São Paulo entre julho de 2017 e novembro de 2019. Durante este período mais de 1.500 varejistas compareceram aos eventos e foram fechados 33 negócios entre startups e empresas.
2 - Ao que ela se propõe e quais os resultados esperados?
O laboratório visa ser um espaço de conexão entre empresas, startups, especialistas, fornecedores de tecnologia, universidades e demais partes interessadas no varejo para tornar o setor cada vez mais inovador e competitivo. Serão oferecidos eventos dos mais diversos temas relacionados à inovação para o varejo onde os participantes poderão descobrir, aprender e experimentar novas tecnologias e soluções para melhorarem seus negócios.
3 - Como ela será empregada e quais os elementos necessários para que isso aconteça?
O primeiro passo para a implantação do Laboratório de Inovação do Varejo de Anápolis será a realização de um planejamento estratégico para definir as principais diretrizes do projeto e como será organizado o espaço físico do laboratório, que poderá contar com espaço de co-working para startups, salas de reunião, espaço de demonstração de novas tecnologias, loja conceito e espaço de eventos, por exemplo.
A Pieracciani irá aportar todo o conhecimento acumulado no tema para acelerar a implantação e garantir o sucesso do projeto.
4 - O que a municipalidade ganha? Os cidadãos? A academia? O setor produtivo?
O Laboratório de Inovação de Anápolis tornará os empreendedores da região mais competitivos, gerando aumento de receita e consequente manutenção / expansão dos empregos. Os cidadãos terão uma experiência mais positiva no momento de compra, com mais tecnologias e assertividade por parte dos varejistas. Para o setor produtivo, o Laboratório garantirá uma maior diversidade de varejistas para escoamento da produção, evitando que fiquem restritos aos grandes competidores do segmento que podem forçar uma redução nos preços. Já para a academia, o Laboratório servirá como objeto de estudo e possibilidade de testar hipóteses / tecnologias.
Fonte: ACIA/ Prefeitura de Anápolis.
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