Região Metropolitana de Anápolis

Anápolis aponta para potencial de crescimento
populacional
Região Metropolitana de Anápolis; Com flexibilização de Lei Ambiental, estudos indicam para a criação de área e serviços compartilhados entre municípios vizinhos


Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) do Ribeirão João Leite, que abrange sete municípios goianos: Anápolis; Campo Limpo de Goiás; Ouro Verde; Nerópolis; Terezópolis de Goiás, Goianápolis e Goiânia, vem trazendo nova discussão nos bastidores das negociações empresarias e imobiliárias que compreende essas regiões.

Leia também

Tradicional Polo Industrial de Anápolis deve Retomar Ciclo de Crescimento Econômico e Geração de Empregos








O projeto podem avaliar potenciais de cada município, que hoje se encontram isoladas por questões ambientais, rede de transporte público precários, entre outras demandas. Um "raio x" amplo de dados e informações sobre a área que extrapola os limites do Eixo Goiânia e Anápolis, será bem-vindo como diagóstico socioeconômico e ambiental da região, bem como os aspectos jurídicos e institucionais para a implementação de uma nova e consolidada Região Metropolitana.


1 Milhão de Habitantes



A região Metropolitana de Anápolis poderia chegar a ter facilmente uma população aproximada de 1 milhão de habitantes e PIB estimado na ordem de mais R$ 15 bilhões. O efeito Daia 2, no futuro, produzirá uma conurbação ligando Anápolis a Gameleira, Silvânia, Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde, estas 2 últimas ainda mais beneficiadas pela criação do Parque Tecnógico, desenvolvendo assim finalmente o aspecto urbano na região oeste sentido Vila Fabril.


A duplicação da BR 153, trecho Jaiara-Interlândia, beneficiado por três viadutos, aumentará a densidade demográfica na região norte, apesar da proximidade com a Base Aérea. Como a cidade se desenvolve aceleradamente na única região favorecida pela topografia, a criação de um eixo viário estrutural leste-oeste será um dos maiores desafios que a gestão pública enfrentará nos próximos anos.

Investimento

Também devem ser abordadas formas de atrair o interesse de investidores e avaliadas as áreas potenciais para a implantação de condomínios residenciais, que servirão aos trabalhadores dos complexos produtivos.

Segundo os dados do IBGE. Anápolis tem uma população estimada de 381.970 habitantes, mantendo a terceira posição no ranking estadual, que é liderado pela Capital (Goiânia), com uma população estimada de 1.495.705, seguido por Aparecida de Goiânia, com população estimada de 565.967 habitantes. ✍️ Para efeito de comparação, em 2008, a população estimada do Muncípio de Anápolis era de 331.329. Portanto, em 10 anos, cresceu 15,28%. Vamos dizer que essa percentagem de crescimento dobre nos próximos 5 anos, assim estaremos na casa do meio milhão. E por consequência da pujança de investimentos em relação ao transporte de massa, setores hoteleiros, universitários, hospitalares e de serviços. * Podemos pensar numa estimativa otimista que em 2030 estaremos batendo no primeiro milhão de habitantes, devido a migração de pessoas tanto do interior como de outros grandes centros do país para Anápolis.

Comentários