Áreas Próximas Ao DAIA Serão Leiloadas

Leilão Plataforma Logística Multimodal de Goiás, áreas
junto ao DAIA Anápolis

Áreas Próximas Ao DAIA Serão Leiloadas 

O Governo de Goiás vai vender parte da área destinada à Plataforma Logística Multimodal de Anápolis, localizada junto ao Distrito Agroindustrial - DAIA do município. A área de 1,9 milhão de metros quadrados, avaliada em mais de R$ 270 milhões, será leiloada no próximo dia 11 de setembro.


Pelo menos dois grupos econômicos já mostraram interesse pelas áreas segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás.

Segundo informações da diretoria de Operações do Porto Seco Centro-Oeste que recebe mais de 40% das importações goianas, a situação atual da economia no Brasil deve influenciar na ampliação do sistema logístico de Anápolis, como em todo o Estado de Goiás.

Com o anúncio do leilão de áreas em Anápolis, representantes do setor de agenciamento de cargas de Anápolis estão na expectativa de que seja feito logo o leilão para o trecho da Ferrovia Norte-Sul que vai do município até Estrela D’Oeste, reduzindo custos de transporte e escoamento da produção que passa pela região. 

Plataforma Logística Multimodal de Anápolis

 A Plataforma Logística Multimodal tende a atrair uma grande quantidade de empresas de logística para a região e o aeroporto acaba atraindo as cargas que hoje passam por cima da cidade e seguem para os principais aeroportos do país, cargas cujas mercadorias são destinadas para a região, mas que tem que descer em São Paulo, no Rio de Janeiro. Com a inauguração do Aeroporto de Cargas de Anápolis, as empresas teriam custos logísticos menores para trazer esta carga para região e desta forma também conseguiriam diminuir os custos, empregando e vendendo com maior facilidade, gerando mais rendimentos e desenvolvendo todo esse novo complexo.

Plataforma Multimodal de Anápolis - Aeroporto de Cargas
A Plataforma Multimodal de Goiás como também é conhecida, está estrategicamente situada no corredor Goiânia-Brasília, pelas BRs 153 e 060, que ligam o Norte ao Sul do País e o Centro ao Oeste, deve se tornar um ponto estratégico para a distribuição de cargas no Brasil. Segundo estudo da Deloitte a capacidade anual prevista de movimento de cargas é de quase 8 milhões de toneladas.


Aeroporto de Cargas de Anápolis

Segundo informações do Governo Estadual as obras chegaram aos seus 90% da parte física concluída, só faltando a homologação da pista pela Anac e a construção dos galpões de armazenagem.

Atualmente com projeto executivo em andamente, a obra está quase concluída e já consumiu cerca de R$ 350 milhões do Estado, deverá ser terceirizado ou privatizado.

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DAIA 2


Prefeitura de Anápolis sinalizou interesse junto ao Governo de Goiás, que uma área de mais 10 hectares também seja disponibilizada para empreendimentos que não sejam da logística, efetivamente. 

A ideia é que a prioridade de disponibilização da área para empresas de outros setores sirva como incentivo ainda maior para a atração de empresas logísticas, com atração de mais indústrias e por consequência crescimento da oferta de cargas desses produtos a serem produzidos. Depois do parque industrial ampliado e consolidado, a princípio denominado como DAIA 2, as demais áreas serão disputadas por empresas de logística, na própria plataforma logística multimodal.

Porto Seco e Terminal de Carga

Portos secos são, pela legislação, áreas alfandegadas com concessão da Receita Federal recebendo assim cargas de outros países ou destinada para outros países para serem fiscalizadas, enquanto que terminais de carga são locais que recebem carga para fazer a movimentação multimodal dela. 

O Porto Seco de Anápolis atua com movimentação e armazenamento de cargas em duas áreas distintas, uma alfandegada, que recebe carga de exportação e importação e isso é fiscalizado pela Receita Federal e outros órgãos e depois este produto é enviado para o destino final. Há também a movimentação e armazenamento de cargas no mercado interno. Nesse caso, a multimodalidade que se refere a transferência de um veículo para outro, de um modal para outro, por exemplo da rodovia para o trem e vice-versa, permitindo custos menores de transporte e quando possível o armazenamento.

Ferrovia Norte-Sul

A Ferrovia Norte-Sul teve o trecho de Porto Nacional até Açailândia inaugurado há bastante tempo. Houve uma licitação e a própria VLI, empresa ligada ao grupo Vale, ganhou e tem a possibilidade de operar aquele trecho, fazer investimento em vagões e locomotivas para transportar determinada carga. Este trecho que vai de Porto Nacional até Anápolis é foi inaugurado há três anos e não foi licitado para empresa privada fazer o investimento em vagões e locomotivas para transportar carga. Existe um terceiro trecho, que vai de Anápolis até Estrela D’Oeste, em São Paulo e ele vai permitir a interligação com a malha sudeste, que fica em São Paulo. Será um desenho interessante tanto para cargas que passam pelo sul do país quanto pelo Norte, fazendo com que facilmente chegue ao Sul.

Exportação

A cidade de Anápolis no momento tem alto fluxo de exportação voltado para a soja, grãos e carne. 

Importação

A Fábrica CAOA Anápolis dos modelos ainda apresenta baixo índice de nacionalização, caso do New Tucson, com apenas 30% de componentes nacionais. Já o ix35 contém 60% de partes fabricadas no Brasil e o HR 65%. Mas o processo produtivo é moderno, robotizado em setores de maior precisão como nas linhas de montagem e pintura. 

Fonte: Governo de Goiás/ DAIA/ Porto Seco/ CAOA




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