'Brasília-Anápolis-Goiânia' Terá Trem De Passageiros Em Três Anos, Afirma Governo
O projeto do Trem de Passageiros para o Corredor Brasília-Anápolis-Goiânia, também conhecido como Trem-Pequi,, em breve, será realidade para Goiás, o tão aguardado projeto atenderá as demandas de caráter urbano e semi-urbano proporcionando um transporte de qualidade aos cidadãos das maiores cidades de Goiás e o entorno do DF. Atualmente o projeto encontra-se na área técnica da Agência Nacional de Transportes Urbanos (ANTT).Estudos acabaram de ser concluídos pelo Governo de Goiás e entregues à Agência, que agora debruça sobre os documentos que vão embasar o futuro processo licitatório e, a partir daí, abrir para audiências públicas para viabilidade da obra. Ainda não há previsão de realização desses encontros.
Padrão Internacional
O custo para a implantação do sistema ferroviário é de R$ 9,5 bilhões, sendo R$7,5 bilhões vindos da iniciativa privada e R$ 2 bilhões divididos entre os Governos de Goiás, Distrito Federal e União. Segundo Bernardo, já estão sendo articuladas conversas com grupos de investidores interessados. Para esse estudo de viabilidade, a modalidade de contrato é uma Parceria Público-Privada (PPP) com o período de concessão de 33 anos, sendo que as obras ocorrerão nos três primeiros anos e a operação nos 30 anos seguintes.
Concluído em três anos
O Governo de Governo afirmou que se tudo correr dentro da normalidade, a ferrovia deverá ser inaugurada no máximo em três anos após o início da construção.
BR-060
Obra Subterrânea
O traçado em subterrâneo terá uma extensão de 1.531 metros, a estação será enterrada e estará localizada à Praça do Trabalhador. Segundo estudo, a região já é valorizada e possui um uso comercial intenso, além de excelente acessibilidade. Juntas, as Regiões Metropolitanas de Goiânia e Brasília têm 6 milhões de consumidores. Diante desse cenário, o trem poderá potencializar o desenvolvimento econômico regional.Bernardo alerta que, quando o trem passa por determinados pontos, vai ajudar na estruturação da região, além de revitalizar. “Muitas vezes áreas que estavam degradadas poderão ser revitalizadas. Induz o desenvolvimento dessas áreas”, diz. Este sistema de transporte vai valorizar o espaço urbano e, por outro lado, esses mesmos empreendimentos que vão se desenvolver, também garantirão um fluxo de passageiros adicional à ferrovia.
Fonte: Goias Agora
Comentários
Postar um comentário