|
PROJETO PRELIMINAR
(podendo haver alterações depois desta publicação) |
Transporte De Integração Entre Brasília E Goiânia | Conheça Projeto Do Trem De Passageiros
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu em meados de 2015 o estudo de viabilidade do trem de alta velocidade ligando Brasília a Goiânia e a licitação deverá ser iniciada no fim do ano. Um cronograma foi definido em reunião realizada em Brasília no fim de 2014. A determinação é que o governo estadual no grupo de trabalho que vai realizar levantamento detalhado sobre as plataformas da ferrovia e viabilidade técnica da obra, que ainda não tem orçamento previsto. “Segundo técnicos espera-se o funcionamento em 2020”. O pré-projeto prevê capacidade de quase 6,3 milhões de toneladas de carga e8 milhões de passageiros por ano entre Goiânia e Brasília a partir de 2020. A velocidade média será de 90km/h, mas poderá chegar a 200km/h. A intenção é que o terminal em Goiânia seja construído na Praça do Trabalhador.
Entorno
O trem ainda terá ramificações para as cidades de Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno Sul. Previsão de 26 milhões de usuários nas linhas destas
cidades até Brasília.
Hábito
|
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR A IMAGEM |
Pesquisa já realizada pela ANTT aponta que 89% das pessoas que fazem cotidianamente o percurso entre Goiânia e Brasília usam carro particular. Com o trem, expectativa é que o índice caia para 61% e outros 32% usem o novo modal.
Comentários
Postar um comentário