MUDANÇAS DO TRÂNSITO QUE JÁ ESTÃO EM VIGOR EM ANÁPOLIS

Trânsito em Anápolis 
Após estudo de viabilidade técnica a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) , definiu algumas alterações no trânsito em Anápolis ainda no fim deste ano, como por exemplo o que se relaciona aos o estacionamentos de veículos nas ruas do setor central de Anápolis.

Objetivo da medida é ampliar as vagas de estacionamento em Anápolis durante o período de final de ano, quando a movimentação é maior em razão, sobretudo, por conta das vendas no comércio para o Natal.


ESTACIONAMENTO LIBERADO*

I – Rua 15 de Dezembro (do lado esquerdo), entre a Rua Barão de Cotegipe e a Rua 07 de Setembro;

II – Rua 14 de Julho (do lado esquerdo), entre a Rua Tonico de Pina e a Rua Barão de Cotegipe.

*A medida deve vigorar no período entre 14 de dezembro e 03 de janeiro de 2022.

Está previsto também alteração no sistema semafórico sendo conduzido para compensar a diminuição na fluidez do trânsito, devido a retirada de uma das faixas de rolamento, que se transformará em um espaço de estacionamento no Centro de Anápolis.

FIM DOS RETORNOS

A Avenida Presidente Keneddy, em Anápolis, passou por alterações nos 500 metros iniciais da via – trecho com cinco retornos e mais um semáforo. As mudanças promovidas pela Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) foram necessárias como estratégia para redução de acidentes no local.

A equipe de engenharia deixou apenas o retorno com menos declínio e mais visibilidade aos motoristas, os outros quatro foram fechados. Mesmo com essas alterações, a CMTT garante que o trânsito não será afetado, pois para chegar ao próximo retorno, os motoristas vão percorrer apenas 250 metros a mais.

O fechamento do retorno garante mais segurança aos motoristas e melhora a fluidez do tráfego na via da região norte de Anápolis. 

AVENIDA UNIVERSITÁRIA

Na região da Avenida Universitária em Anápolis ocorreu  mudanças em dois pontos. O cruzamento da Av. Universitária com a Rua 2 recebeu semáforos e um novo retorno, cujo acesso se dará por giro de quadra. No cruzamento da via com a Rua 5, em que antes era permitido retornar à esquerda, o condutor também precisará adotar o giro de quadra (veja no mapa abaixo). As alterações entram em vigor a partir da próxima sexta-feira, dia 3 de setembro.


MOTOS EM ANÁPOLIS

Dispondo sobre a criação de Faixas Exclusivas de Retenção e Proteção para Motociclistas. A medida surgiu na Espanha, em 2008, com a denominação de “avanza motos” e se alastrou por outros países, chegando também em Anápolis.

Várias cidades brasileiras já contam, atualmente, com uma sinalização horizontal que dá prioridade aos veículos de duas rodas na abertura dos semáforos. Por aqui, essa demarcação é conhecida como “bolsões de motos ou motobox”.

Seguindo as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto é bastante simples e tem apenas quatro artigos e um Parágrafo Único, prevendo que as faixas Exclusivas de Retenção e proteção para Motociclistas “ serão regulamentadas em espaços livres demarcados exclusivamente para as motocicletas se posicionarem à frente dos demais veículos automotores enquanto aguardam o sinal verde nos cruzamentos dotados com semáforos nas vias públicas do Município”.

SEMÁFOROS
Agora, os motoristas poderão notar uma faixa branca no meio de alguns aparelhos. A medida vem sendo implantada pela CMTT desde meados deste ano e tem como objetivo facilitar a diferenciação de cores caso o motorista seja daltônico.

A implantação dos semáforos, começou no início pela Avenida Brasil. De acordo com a CMTT são ajustes simples e de baixo custo, mas que deixam os equipamentos mais visíveis para os daltônicos à noite, a mudança acontecerá de forma gradativa.

Apesar de não reconhecerem as cores, esses motoristas conseguem identificar em um semáforo qual está mais brilhante por causa do contraste. A dificuldade é que, no período noturno, o daltônico não enxerga todo o equipamento, mas apenas a luz, sem um referencial se é a que está em cima (vermelha) ou embaixo (verde).

Estão sendo trocados os anteparos que ficam atrás das lâmpadas por outros mais novos e que possuem uma faixa reflexiva branca na altura da luz amarela. A mudança permite aos daltônicos saber qual lâmpada está acesa no período noturno. Apesar de não reconhecerem as cores, os motoristas de Anápolis devem conseguem identificar em um semáforo qual o mais brilhante por causa do contraste


FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

A cidade de Anápolis conta até o momento com 370 faixas de monitoramento. Estudos técnicos foram realizados para identificar pontos críticos e avaliar o melhor local para instalação dos radares.

Os controladores eletrônicos instalados têm velocidade máxima permitida de 60 km/h. Em outros 19 pontos da cidade, incluindo Av. Engenheiro Geraldo de Pina, Av. Goiás, Rua Barão do Rio Branco, Av. Faiad Hanna e Av. Presidente Kennedy, o limite é de 40 km/h. Na Avenida Brasil (Norte e Sul) a máxima permitida é de 60 km/h.

Recentemente estão instalados radares nas Avenidas Mato Grosso, Pedro Ludovico, Bemvindo Machado, Universitária, Fernando Costa e Tiradentes.


As penalidades variam de acordo com as infrações: leve (R$ 88,38 e 3 pontos); média (R$ 130,16 e 4 pontos); grave (R$ 195,23 e 5 pontos); e gravíssima (R$ 293,47 e 7 pontos).

Dados da CMTT apontam que a cada três dias uma pessoa morre no trânsito em Anápolis. A fiscalização, segundo a pasta, permanecerá aliada com ações educativas. 

Os equipamentos também ajudarão as autoridades policiais no combate à criminalidade, uma vez que os radares contam com sistema de identificação de placas e podem servir também como câmeras de videomonitoramento para solucionar eventuais crimes de trânsito, roubos, sequestros, dentre outros

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