I – Rua 15 de Dezembro (do lado esquerdo), entre a Rua Barão de Cotegipe e a Rua 07 de Setembro;
II – Rua 14 de Julho (do lado esquerdo), entre a Rua Tonico de Pina e a Rua Barão de Cotegipe.
FIM DOS RETORNOS
A Avenida Presidente Keneddy, em Anápolis, passou por alterações nos 500 metros iniciais da via – trecho com cinco retornos e mais um semáforo. As mudanças promovidas pela Companhia Municipal de Trânsito, Transportes e Serviços Urbanos (CMTT) foram necessárias como estratégia para redução de acidentes no local.
A equipe de engenharia deixou apenas o retorno com menos declínio e mais visibilidade aos motoristas, os outros quatro foram fechados. Mesmo com essas alterações, a CMTT garante que o trânsito não será afetado, pois para chegar ao próximo retorno, os motoristas vão percorrer apenas 250 metros a mais.
O fechamento do retorno garante mais segurança aos motoristas e melhora a fluidez do tráfego na via da região norte de Anápolis.
MOTOS EM ANÁPOLIS
Dispondo sobre a criação de Faixas Exclusivas de Retenção e Proteção para Motociclistas. A medida surgiu na Espanha, em 2008, com a denominação de “avanza motos” e se alastrou por outros países, chegando também em Anápolis.
Várias cidades brasileiras já contam, atualmente, com uma sinalização horizontal que dá prioridade aos veículos de duas rodas na abertura dos semáforos. Por aqui, essa demarcação é conhecida como “bolsões de motos ou motobox”.
Seguindo as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto é bastante simples e tem apenas quatro artigos e um Parágrafo Único, prevendo que as faixas Exclusivas de Retenção e proteção para Motociclistas “ serão regulamentadas em espaços livres demarcados exclusivamente para as motocicletas se posicionarem à frente dos demais veículos automotores enquanto aguardam o sinal verde nos cruzamentos dotados com semáforos nas vias públicas do Município”.
FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
A cidade de Anápolis conta até o momento com 370 faixas de monitoramento. Estudos técnicos foram realizados para identificar pontos críticos e avaliar o melhor local para instalação dos radares.Os controladores eletrônicos instalados têm velocidade máxima permitida de 60 km/h. Em outros 19 pontos da cidade, incluindo Av. Engenheiro Geraldo de Pina, Av. Goiás, Rua Barão do Rio Branco, Av. Faiad Hanna e Av. Presidente Kennedy, o limite é de 40 km/h. Na Avenida Brasil (Norte e Sul) a máxima permitida é de 60 km/h.
As penalidades variam de acordo com as infrações: leve (R$ 88,38 e 3 pontos); média (R$ 130,16 e 4 pontos); grave (R$ 195,23 e 5 pontos); e gravíssima (R$ 293,47 e 7 pontos).
Dados da CMTT apontam que a cada três dias uma pessoa morre no trânsito em Anápolis. A fiscalização, segundo a pasta, permanecerá aliada com ações educativas.
Os equipamentos também ajudarão as autoridades policiais no combate à criminalidade, uma vez que os radares contam com sistema de identificação de placas e podem servir também como câmeras de videomonitoramento para solucionar eventuais crimes de trânsito, roubos, sequestros, dentre outros
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