Anel Viário de Anápolis passa por intervenções |
O Anel Viário de Anápolis será uma referência para o desenvolvimento sustentável do eixo rodoviário da integração nacional, onde se entrelaçam as rodovias BRs 060, 153 e 414 e GOs 330 e 222, bem como as Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia Centro-Atlântica, no centro geográfico do país.
Muito mais que pistas duplicadas e iluminadas, com viadutos, trincheiras, passarelas e sinalização, o complexo rodoviário a ser entregue em Anápolis, deve gerar um novo conceito de trânsito na malha rodoviária na região do entorno, dando ainda mais visibilidade a Anápolis no corredor que integra o Eixo Goiânia-Brasília, considerado atualmente como um dos maiores polos geradores de investimentos no Brasil, com mercado de 7,5 milhões de consumidores.
Em tempo
Com contorno de aproximadamente 25 km de duplicação, nove viadutos e trincheiras (distrito de Interlândia, ligação Miranápolis, saída Jaraguá, Jardim Progresso, saída Corumbá, saída Leste, Jardim Europa, saída Brasília e Daia) quatro passarelas e cerca de 15 km de vias marginais.Além da conclusão das obras que devem otimizar do eixo sul, com a construção de viadutos na BR 060, confluências com Avenida Independência, sentido antiga Churrascaria Catarinense, bem como intervenções na Avenida Pedro Ludovico, na altura do Posto Presidente; duplicação de trecho de 6,6 km da BR 414, entre o viaduto de saída para Corumbá e o Presídio Estadual de Anápolis; construção de viaduto na entrada da Base Aérea de Anápolis - ALA 2 e a formatação de novo trevo na entrada do bairro Recanto do Sol.
Umas das obras mais aguardas é o Viaduto do bairro Recanto do Sol, recentemente o Ministério da Infraestrutura sinalizou que já previsão de uma série de outras obras para o estado de Goiás, que contemplaria a construção de mais um viaduto em Anápolis.
Além da construção do novo viaduto em Anápolis, o Ministério destaca também a construção da ponte sobre o Rio Araguaia em São Miguel do Araguaia na BR-080, que liga Goiás a Mato Grosso; além da Travessia Urbana na BR-020, em Formosa. As ordens de serviço de ambas as obras já foram assinadas. Cerca de 16 obras de pavimentação e duplicação estão previstas para serem concluídas em todo o estado de Goiás, nos próximos meses.
Sinalização em trecho do Anel Viário de Anápolis
Por determinação do Ministério Público de Goiás, o trecho da obra viária em frente ao Ribeirão Extrema, deve receber nova sinalização com placas a 200, 100 e 50 metros, nos dois sentidos, e também terá avisos com elementos para o estreitamento de pista, sendo iluminada ao longo do trecho. As melhorias devem ser implementadas que for possível eliminar as erosões nos taludes da via.Além da GOINFRA implementar mecanismos de dissipação de energia nos pontos finais de descarga das redes pluviais e a instalação de dispositivos de retenção de sólidos e de resíduos em geral em todo o sistema. O objetivo é diminuir a quantidade de sedimentos que caem no rio.
Conclusão da obra
A ação tem o objetivo de garantir a conclusão da obra que liga a BR-060 ao Distrito Agroindustrial de Anápolis. No mérito, o MP-GO solicita que a CODEGO apresente um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), com cronograma de execução.O MP ainda pediu a condenação da CODEGO e do Estado a pagar, no mínimo, R$ 5 milhões, por indenização pelos danos ambientais morais. À GOINFRA, o órgão solicitou a conclusão das obras do Anel Viário, com a implementação do sistema de galeria de drenagem pluvial.
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