MÁSCARAS FEITAS EM IMPRESSORAS 3D

As Faculdades Senai Ítalo Bologna e Roberto Mange, em Goiânia e Anápolis, produziram cerca de 5 mil de máscaras e 150 aventais de TNT, que serão doados ao Projeto Fieg Mais Solidária. Colaboradores da mecânica, calçados, eletricidade e solda também participaram no desenvolvimento de uma máquina que facilita a prensagem das máscaras, reduzindo o tempo de montagem de uma peça em 50%.

IFG também toma ações com uso de tecnologia


No Câmpus Anápolis está sendo desenvolvido um projeto para produção de álcool em gel a partir de componentes alternativos aos utilizados normalmente, que já estão em falta no mercado. A ação é articulada por professoras de Química. Além disso, numa ação conjunta com o Câmpus Luziânia, produzirá também o álcool líquido 70%. Em outra ação, esta articulada com o Câmpus Aparecida de Goiânia, produzirá de kits de higiene e limpeza para serem destinados à comunidade mais vulnerável.

Servidores técnicos, professores, pesquisadores e, também, estudantes, envolvidos estão diretamente em projetos. Tanto esforço conjunto resultou, nesta semana, no recebimento, por parte do IFG, de quatro Termos de Execução Descentralizada (TEDs) que, juntos, somam mais de R$ 12 milhões e 700 mil.

O Instituto Federal de Goiás deve organizar e planejar a imediata utilização desses três TEDs da Setec (MEC), que objetivam a aquisição de insumos para ampliação de produção de álcool em gel e líquido 70% para serem destinados, prioritariamente, às unidades de saúde pública e, também, para aquisição de insumos usados na produção de máscaras e válvulas por meio de impressoras 3D.

Está efetivando, por meio de grupo de servidores, a ação de produção de álcool em gel, utilizando os laboratórios e insumos disponíveis na unidade, para o desenvolvimento e distribuição gratuita. 

Voluntariado
Por meio de um projeto do Laboratório de Prototipagem da UFG que envolvem alunos na produção do suporte da máscara facial (modelo Face Shield), um EPI a ser utilizado pelos profissionais da saúde e utilizando suas próprias impressoras 3D, os alunos de Engenharia de Controle e Automação, estão produzindo de suas casas apenas a parte plástica que serve de suporte para a máscara, a intenção é produzir até a matéria-prima (filamento), que é um recurso comprado por eles, acabar.

FONTE: IFG

Comentários