Frio Em Anápolis Pode Gerar Emprego e Renda

Num país tropical e com a população acostumado com ao sol intenso e o calor na maior parte do ano, o clima frio do períodos entre os meses de Junho e Agosto vem se tornando uma verdadeira atração turística em aglumas regiões do país, com invesntimento com parceria público-privada trouxeram renda e qualidade para a população local com as baixas temperaturas diversificando o turismo regional.

As melhores cidades de inverno do Brasil atualmente oferecem muitos atrativos aos turistas, o clima frio é essencialmente o carro-chefe deesses municípios que se encontram em região maior altitude no país. Negócios são abertos e empregos gerados com a fomentação de um infraestrutura viária, hoteleira e de serviços.

Entre as cidades que mais atraem visitantes interessados pelo o que é chamado Turismo de Inverno, estão as das Serras Gaúcha e Catarinense – a região mais fria do Brasil – como também região serrana do Rio de Janeiro, onde se localiza a cidade de Petrópolis, Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, é um caso de extremo sucesso de cidade que soube aproveitar a oportunidade de dispor de um clima propício a esse tipo de movimento ligado de turistas brasileiros e até estrangeiros com ótimas opções de alimentação e hospedagem, com muito charme e conforto.

Leia também:

Anápolis atrai Turismo de Negócios por Promover Grandes Eventos





Clima em Anápolis 

O município de Anápolis é tradicionalmente conhecido como sendo mais ameno do que a Goiânia, muitas pessoas que passam por aqui ao ir até a capital de Goiás com apenas 50km de distância , muitos viajantes percebem a variação de temperatura, assim que chegam em alguma das duas grandes cidades. Mas porquê isso acontece?

O clima mais frio em Anápolis em relação a outras cidades de Goiás se deve pela pouca densidade do ar, – considerando também a altitude, como fator determinante para influir na temperatura que varia a cada mil quilômetros acima do nível do maior, ficando cada mais fria em relação ao nível do mar em torno 6,4 ºC .

Queda de temperatura no mês de Julho (Período de Férias)

Uma massa de ar frio vinda da região Sul do Brasil fez com que Anápolis ficasse entre as recordistas de cidades de Goiás mais em 2019. Nesta manhã deste domingo (7),a cidade registrou mínima de -5ºC, contudo tudo a sensação térmica em região mais elevadas da cidade, onde estão localizadas a ALA 2 *Base Aérea de Anápolis e o DAIA podem chegar aos inacreditáveis -3°C.

Ranking das cidades mais frias
Anápolis está entre as cidades de maior altitude, e portanto mais frias do Estado de Goiás no topo da lista está Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, município já consolidado como um dos maiores potenciais do EcoTurismo .
O que essas cidades de maior altitude estão localizadas na região mais populosa e com alto pode de compra, conhecida como entorno de Brasília e com uma distância média de 150 km também podem ser consideradas cidades vizinhas à Anápolis, com destaque para as mais próximas como Gameleira e Leopoldo de Bulhões.

1 – Alto Paraíso de Goiás – 1.272 m
2 – Cristalina – 1.189 m
3 – Águas Lindas de Goiás – 1.100 m
4 – Alexânia – 1.096 m
5 – Valparaíso de Goiás – 1.080 m
6 – Leopoldo de Bulhões – 1.030 m
7 – Anápolis – 1.017 m
8 – Cidade Ocidental – 1.014 m
9 – São João d’Aliança – 986 m
10 – Gameleira de Goiás – 979 m

Turismo na Estrada de Ferro 


Já imaginou passear de trem pelas cidades de Goiás, conhecendo a história, a culinária e a cultura de cada município num clima agradável quase chegando aos patamares europeus? Pois um projeto está em andamento de implantação com apoio do Ministério do Turismo, Governo Estadual, IPHAN, SEBRAE e com municípios goianos com características históricas diferenciadas como de Anápolis.

A fase de implantação do projeto está bem avançada com a revitalização da Região da Estrada de Ferro. Das Estações Ferroviárias que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN a de Anápolis, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão que têm recebido atrações culturais, como venda de artesanato e feiras de culinária local. todas as cidades estão envolvidas na discussão, que podem integrar o circuito turístico.

Trem com Saída de Goiânia
Segundo o projeto, Goiânia teria um ônibus turístico aberto, com opção de City Tour com passeios pela capital até a estação de Senador Canedo. O primeiro trecho do passeio pela linha de ferro seria de Senador Canedo até Bonfinópolis.

Uma concessionária, que administra a ferrovia com trens de carga, já disponibilizou uma locomotiva para fins turísticos, com trechos entre 30 a 50 km. Assim como a Estação Ferroviária de Anápolis, que deve integrar o projeto após a restauração de sua edificação, a cidade que faz limite com o município de Silvânia já está com preparativos em andamento para receber novos visitantes. 



Silvânia

  • Distância de Anápolis: 52 Km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 1 h 7 min. A cidade também já restaurou a sua antiga Estação Ferroviária e está com alguns hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista. Pires do Rio, outra cidade incluída no roteiro, já conta com um Museu Ferroviário.

De acordo com o Ministério do Turismo, o projeto irá promover o resgate histórico da região e projetar o futuro com viagens que levam o turista a descobrir novos atrativos históricos, culturais e naturais do roteiro.

No país todo existem apenas 28 roteiros de trens de passageiros, entre os que oferecem viagens regulares e passeios para os interessados pelo Turismo Ferroviário. Desde das antigas Marias Fumaças, ligando cidades históricas, aos trens mais modernos.

Rota do Vinho

Fazendas que são um pedacinho da Europa e do Sul do Brasil aqui no Cerrado, também podem ser bastante atrativas ao Turismo de Inverno, servindo de pano de fundo para roteiros de passeios com muito verde e clima que remete ao aconchego: as vinícolas, regiões dedicadas ao cultivo e colheita de videiras em grande escala para a produção de sucos e vinhos, são atrações turísticas de destaque para esse segmento a qual Anápolis pode se integrar por conta com uma rede hoteleira em expansão e estrutura viária de boa qualidade.

A boa notícia para a cidade é que para aproveitar o clima todo característico dessa época de inverno em meados do ano. Goiás também tem vinícolas próprias, que produzem bebidas comercializadas em bares, restaurante e rede supermercados de Anápolis, criando um setor de movimentação de dinheiro bem interessante nos fins de semanas mais frios como nesse mês de Julho.

Conheça algumas vinícolas próximas a Anápolis e favorecer com a cidade entre na Rota do Turismo do Inverno em pouco tempo

Cocalzinho Goiás 

  • Distância de Anápolis: 63Km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 1 h 8 min. 
Localizado às margens do Rio Corumbá, a cidade já conta com premiados vinhos produzidos no bioma cerrado com uvas europeias. com a Pireneus Vinhos e Vinhedos, são produzidos os vinhos Bandeiras e Intrépido: premiado com o título de melhor tinto pelo Anuário de Vinhos Brasileiro do Instituto Brasileiro de Vinhos de 2012, o Bandeiras é produzido com a italiana uva barbera, e recebeu o nome em homenagem aos bandeirantes, que descobriram a região onde as uvas são cultivadas. O Intrépido, por sua vez, é produzido com uvas francesas syrah, e representa a iniciativa corajosa e pioneira em produzir vinhos em uma região improvável.


É possível agendar visitas em grupos de até dez pessoas para conhecer os vinhedos e participar de degustação harmonizada com os vinhos. Agendamentos para visista pelo email: pireneusvinhos@gmail.com.

Itaberaí

  • Distância de Anápolis: 97Km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 1 h 35 min. 
Chegar até a Vinícola Goiás é como dar um passeio pelas grandes colônias italianas em pleno Centro-Oeste e ser transportado no tempo e no espaço. Pioneiros no projeto do enoturismo no estado, a vinícola tem instalações, roteiros e paisagismo projetados especialmente para promover uma experiência única para os visitantes.

Criada em 1998, a vinícola produz o suco natural Dell Nonno, elaborado com uvas Bordô e Isabel, sem aditivos químicos e conservantes na composição. A vinícola também comercializa uvas e geleias. Agendamento de visita por telefone.

Localização: Rua 1, s/n, Jardim Esmeralda, Itaberaí - GO
Informações: (62) 99934-4231 | (62) 98548-3392

Paraúna

  • Distância de Anápolis: 97Km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 2 h 48 min. 
Apesas da distância maior em relação a cidade Anápolis, os vinhos produzidos na região de Paraúna, pela a Vinícola Serra das Galés são umas das marcas marcas encontradas no comércio de Anápolis e Goiânia, se trata dos vinhos Cálice de Pedra rosado, branco e tinto, elaborados a partir de variedades das uvas Isabel, Violeta, Niágara e Lorena. 

Tanto os vinhos quanto a vinícola fazem homenagem à Pedra do Cálice, principal monumento natural de Paraúna e símbolo da Serra das Galés, localizada no município. É possível visitar tanto a fábrica quanto a vinícola (o período ideal para conhecer a plantação são os meses de junho e julho, período das uvas).

Localização: Rodovia GO 320, s/n, km 1 – Setor Ponte de Pedra, Paraúna – GO
Informações: (64) 3556-1000

Comentários