Estação Central Anápolis |
Com revitalização Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente há aproximadamente três anos após a desinstalação do 2º anexo da estrutura que comportava estacionamento de grande parte das linhas dos bairros, o fluxo só tem aumentado com o menor no espaço atualmente, segundo informações da própria empresa de transporte público que opera na cidade,já são mais de 80 mil passageiros que passam por lá rodos os dias.
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Buscando adequar-se algumas mudanças estruturais estão sendo novamente implementadas na parte de embarque e desembarque, além do reposicionamento da parte comercial que atende ao público no interior do terminal.
- Por meio de uma ação judicial, os ambulantes que ficavam na via também foram retirados e houve o alargamento das entradas de acesso;
- Descentralização dos comércios para acabar com a concentração do público com o recuo dos boxes e parede (ao lado esquerdo) aumentando a circulação;
- Instalação de janelas para trazer a luminosidade;
- Criação de banheiros maiores e modernos.
- Calçada e rampa com piso tátil, já que os usuários do transporte coletivo estavam andando em via pública;
- Nova entrada com catraca; estação de embarque e desembarque, além de melhorias na sinalização horizontal no interior do espaço, como faixas de pedestre;
- Lombofaixa na via externa para o controle de velocidade e melhor tráfego de pessoas que se deslocam entre a Praça Americano do Brasil e o Terminal Urbano.Bras
Mas afinal, por quê o Terminal Urbano está no centro da cidade?
Quando o Terminal Urbano foi construído ainda no ano de 1986, alegou-se que o projeto ideal deveria atender alguns fatores da época que já apontava para expansão de serviços ofertados na parte central da cidade, como redes bancárias, correios, lojas e lanchonetes, a ideia era formar um pólo de atração para a parte comercial já existente há mais de trinta anos atrás.
Outro para a presença do Terminal Urbano no centro da cidade ainda nos dias atual, pode ser explicado pela configuração original do sistema conhecido com radial, essencialmente constituído para ligar os bairros de Anápolis ao setor central por meio das principais avenidas de maior fluxo, são elas:
- Av. Brasil;
- Av. São Francisco/JK;
- Av. Mato Grosso;
- Av. Goiás;
- Av. Pedro Ludovico;
- Av. Universitária;
- Av. Presidente Kennedy;
- Av. Tiradentes;
- Av. Fernando Costa.
Proposta de transferência do Terminal Urbano de Anápolis para a Estação Rodoviária Josias Braga
Há diversas especulações sobre a retirada do Terminal Urbano do centro de Anápolis, uma das sugestões já elencadas por alguns usuários do transporte público seria a transferência das linhas para área maior.
A Rodoviária de Anápolis, atualmente localizada numa região muito valorizada da cidade nas proximidades do Brasil Park Shopping, foi cogitada havendo até um início de movimentação para discutir essa possibilidade junto a Câmara Municipal.
Um contrato ainda impede tal mudança, devido a resolução que determina que terminais rodoviários sejam destinados ao transporte interestadual, ou seja, linhas urbanas não podem ter como ponto de origem a Rodoviária, por estar sob jurisdição de normas regidas pelo Estado de Goiás diferentemente do sistema de transporte urbano, que no caso é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Fim do contrato
Ficando clara a utilização para qual se destina os espaços onde se encontram os terminais rodoviários, tudo leva a crer que a ideia de reutilização da estrutura ainda que subutilizada do Terminal Rodoviário Josias Braga. em Anápolis é inviável já que administração desta ainda está resguardada em contrato vigente entre a concessionária Atlântida Construções e a AGR/Governo Estadual.
O contrato da Atlântica, empresa que administra o Terminal Rodoviário Josias Braga, venceu em janeiro passado e não foi renovado, fator que influencia negativamente na gestão do local.
A Agência Goiana de Regulação (AGR), presidida pelo anapolino Ridoval Chiareloto, completou sua parte na doação do terminal para o município de Anápolis. Entretanto, o processo depende de parecer técnico da Procuradoria Geral do Estado, e esse documento é indispensável à conclusão da transferência, segundo disse à Rádio Manchester de Anápolis e ao Portal Goiás em Tempo a gerente de desestatização Ana Maria Baiochi. Enquanto os pareceres não são emitidos a documentação transita em ritmo lento pela burocracia estatal, travando em Anápolis qualquer projeto mínimo de uma boa gestão da Rodoviária.
Nosso editorial está procurando maiores detalhes sobre o trâmite jurídico no qual possa viabilizar uma possível mudança do Terminal Urbano localizado no centro de Anápolis para aquele local próximo a Av. Brasil, já que um projeto estaria sendo estudado para a construção de uma nova Rodoviária na região leste da cidade, saída para Brasília.
O contrato da Atlântica, empresa que administra o Terminal Rodoviário Josias Braga, venceu em janeiro passado e não foi renovado, fator que influencia negativamente na gestão do local.
A Agência Goiana de Regulação (AGR), presidida pelo anapolino Ridoval Chiareloto, completou sua parte na doação do terminal para o município de Anápolis. Entretanto, o processo depende de parecer técnico da Procuradoria Geral do Estado, e esse documento é indispensável à conclusão da transferência, segundo disse à Rádio Manchester de Anápolis e ao Portal Goiás em Tempo a gerente de desestatização Ana Maria Baiochi. Enquanto os pareceres não são emitidos a documentação transita em ritmo lento pela burocracia estatal, travando em Anápolis qualquer projeto mínimo de uma boa gestão da Rodoviária.
Nosso editorial está procurando maiores detalhes sobre o trâmite jurídico no qual possa viabilizar uma possível mudança do Terminal Urbano localizado no centro de Anápolis para aquele local próximo a Av. Brasil, já que um projeto estaria sendo estudado para a construção de uma nova Rodoviária na região leste da cidade, saída para Brasília.
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