Área Azul Digital Em Anápolis


Área Azul Digital Em Anápolis

Destaque | Centro de Convenções de Anápolis e Instalação do Polo de Defesa

A princípio será implantado no Setor Central, Bairro Jundiaí e Vila Jaiara, com o novo sistema de estacionamento rotativo, a CMTT espera disponibilizar mais quatro mil vagas nestas regiões, o projeto discutido em audiência pública esta semana na Câmara Municipal, com a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial de Anápolis - ACIA, da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e da sociedade em geral.
Durante a apresentação do projeto foi demostrado que o sistema de estacionamento rotativo digitalizado passará a operar por meio de georreferenciamento e com sensores nas vagas conectados à CMTT e ao usuário por meio de um aplicativo que será uma das formas de aquisição do cartão magnético onde podem ser inseridos créditos de estacionamento até o valor de R$ 100,00, diferente das cartelas em papel vendidas hoje em alguns pontos comerciais. As outras maneiras de adquirir os tickets serão os monitores - que também farão a fiscalizaçãoin loco - e o próprio comércio, daí a importância da parceria com a ACIA e CDL.

Como funciona?


Com o uso de uma tecnologia moderna que deve ajudar a CMTT no controle de medição do tempo máximo de permanência de cada veículo estacionado em seus espaços.

  • A fiscalização será feita com um equipamento próprio, que emite um sinal, via chip, para o proprietário do veículo e também para um agente de trânsito, informando que o tempo de permanência no estacionamento rotativo digital se expirou;
  • Depois de receber o sinal, o veículo tem que ser retirado em 15 minutos, no máximo;
  • Passado esse tempo, o agente de trânsito pode multar o veículo que ultrapassou esse limite.
Na audiência pública foi também informado que sistema de estacionamento rotativo digital vem sendo implantado em várias cidades com sucesso, devido a facilidade de ser fiscalizado e por promover uma real rotatividade em suas vagas. 

Para a CMTT, com a implantação da Área Azul Digital em Anápolis a cidade deve ter um aumento nas vendas do comércio de rua e também nos estacionamentos mensalistas, devido à rotatividade das vagas.

Implantação

A empresa vencedora da concessão que deve instalar e operar o sistema conforme o edital a ser divulgado posteriormente, deve realizar uma campanha educativa durante 90 dias e amplamente divulgada nos meios de comunicação.

Após esse período de caráter informativo, o descumprimento das normativas da Área Azul Digital serão considerados atos infracionais denominados "Taxas de Respeito".
  • O usuário será informado quando seu tempo terminar e ainda terá um bônus de 15 minutos para desocupar a vaga;
  • Caso o veículo ainda permanecer estacionado na vaga, o proprietário será autuado;
  • Valor da infração será determinado conforme o Código de Trânsito Brasileiro - CTB;
  • O sistema será operado por empresa concessionária a ser selecionada pela Prefeitura Municipal de Anápolis, mediante requisitos de edital.
Fonte: Prefeitura de Anápolis

Comentários