Saiba Porque a Base Aérea de Anápolis Está Sendo Desativada
Os investimentos do Governo Federal no setor de defesa aérea e outras vertentes da Aeronáutica vão atingir, em cheio, a Cidade de Anápolis. É que, além da chegada dos aviões Gripem, de fabricação sueca, recentemente adquiridos e que começam a chegar em alguns meses, outros projetos e serviços já foram definidos para a reestruturação da Base Aérea de Anápolis, que agora passa a ser conhecida como ALA 1 (AN).
As ALA 1 (AN), ALA 2 (NT), ALA 3 (GL), ALA 4 (CG), ALA 5 (CO), e ALA 7 (MN) estão sendo criadas, todas comandadas por Oficial-General, mantendo sob sua subordinação as Unidades Aéreas e de Aeronáutica sediadas.
Segundo o Comando da Aeronáutica, a Força Aérea Brasileira dará nos próximos meses relevantes passos rumo a sua profunda mudança estrutural.Esta nova estrutura não substitui as bases aéreas ou os comandos aéreos regionais, mas trata-se de uma nova visão, um novo conceito de gestão operacional
Plano 100
Daqui a 25 anos, a FAB completará 100 anos de existência e, e já pensando neste futuro não tão longínquo, uma equipe de representantes de todos os Órgãos de Direção Setorial dos mais altos escalões Aeronáutica executaram pesquisas, estudos e identificação de soluções para detalhar os conceitos propostos e consolidar o programa de reestruturação.
Tudo isso faz
parte do chamado Plano 100, que deve ter a finalização em 2045, há a previsão de se remodelar grande parte do sistema de aviação militar no País, com a
desativação de algumas bases, o redirecionamento de estruturas de outras e a ampliação de algumas outras.
É o caso da de
Anápolis, que terá aumentada a sua capacidade operacional, ela que já é sede, também, do núcleo central do SIVAM
(Sistema de Vigilância da Amazônia) o Grupo de Defesa Aérea e outros projetos.
DESATIVAÇÕES DE OM A SEREM EFETIVADAS
- As BAAN (Base de Aérea de Anápolis), BANT (Natal), BAGL (Galeão), BACG (Campo Grande), BACO (Canoas) e BAMN (Manaus) serão desativadas e substituídas pelas respectivas ALAS.
- O 1º/16º GAv será desativado. Futuramente, será reativado em Anápolis, operando a aeronave F-39 Gripen.
- Os comandantes, ainda em comando, serão designados para outros cargos.
ESQUADRÃO CARCARÁ AGORA EM ANÁPOLIS
O Esquadrão Carcará deve operar em uma nova sede a partir de 23 dejaneiro. A transferência de Recife (PE) para Anápolis (GO) foi marcada por uma solenidade militar em meados de dezembro do ano passado.
O Esquadrão Carcará, em seus 65 anos de existência, esteve sediado na Base Aérea do Recife, tendo atuado em ações de reconhecimento aéreo e busca e salvamento em todas as regiões do Brasil.Operou as lendárias aeronaves B-17, as Fortalezas Voadoras, o RC-130 Hércules, R-95 Bandeirantes e, na atualidade, opera o R-35A/AM Learjet, realizando missões de reconhecimento por imagens e reconhecimento eletrônico.
F-39 Gripen em Anápolis
A cidade de Anápolis assisti, ainda, à formação de um grupo de extrema relevância estratégica para a FAB: o Grupo F, atuando na implantação dos caças F-39 Gripen.
A cidade de Anápolis assisti, ainda, à formação de um grupo de extrema relevância estratégica para a FAB: o Grupo F, atuando na implantação dos caças F-39 Gripen.
Há forte tendência de que o desembaraço dos equipamentos
procedentes da Suécia, para a montagem dos aviões Gripen, seja feito pelo Porto Seco de Anápolis, o que gerará muitas
divisas em termos de tributação para o Município
Fonte: aereo.jor.br
defesaaereanaval.com.br
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