Anápolis | Selecionada para Integrar um Seleto de Pesquisa e Inovação em Feira de Tecnologia na Europa
Conheça Mais Sobre a Cidade de Anápolis |
Fonte: http://www.fiware.org/news/
Hannover, 2015/03/16. CeBIT é o lugar onde um dos anúncios mais importantes sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes é para ser feita. A iniciativa Open & Agile Cidades Inteligentes (OASC), assinado por 31 cidades da Finlândia, Dinamarca, Bélgica, Portugal, Itália, Espanha e Brasil , tem como objetivo alavancar o uso de padrões FIWARE para fomentar o desenvolvimento de aplicações e soluções Smart City. O compromisso é um marco no desenvolvimento de Cidades Inteligentes, impulsionando a transformação das cidades em motores de crescimento e bem-estar através da inovação. "A evolução digital das cidades é um processo multifacetado, com um claro enfoque no cidadão", diz Mário Campolargo, Diretor "Futures Net" - DG CONNECT na Comissão Europeia. "Precisamos estar preparados para assumir uma abordagem holística para Cidades Inteligentes, envolvendo tecnologias de TI, mas também sociólogos e arquitetos para abrangente de soluções".
Cidades Inteligentes da Europa e do Brasil
Helsínquia, Espoo, Vantaa, Tampere, Oulu e Turku na Finlândia; Copenhagen, Aarhus e Aalborg, na Dinamarca; Bruxelas, Gante e Antuérpia, na Bélgica; o Porto Português, Lisboa, Fundão, Palmela, Penela, Águeda; Milan, Palermo, Lecce, na Itália; Valencia, Santander, Málaga, Sevilla, na Espanha; eo Olinda brasileiro (Recife), Anápolis (GO), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Vitória (Espírito Santo), Colinas de Tocantins (Tocantins) e Taquaritinga (São Paulo), já estão empenhados em implementar normas comuns. "Muito poucos são os mecanismos existentes para apoiar a transição digital das cidades e sociedades, que por sua complexidade é na escala da transição verde, se não maior", explica Martin Brynskov, presidente da Connected Smart Cities Placa de Rede (CSC). "OASC mostra uma maneira muito concreta para a frente com mecanismos que todos possam implementar, para o benefício de todos".
O objetivo deste importante acordo é incentivar as cidades a adotar, a primeira API padrão licenciada-aberto implementado em FIWARE direcionados para fornecer um meio leve e simples para reunir, publicar, consultar e inscrever-se informações de contexto descrever o que acontece na cidade em qualquer tempo. As cidades também vão colaborar na definição de padrão comum modelos de dados aberto com base em resultados de experimentação e uso real. Um primeiro conjunto de modelos de dados comuns padrão aberto irá basear-se nos resultados do projecto CitySDK desenvolvido na Europa.
"Visto da perspectiva de um desenvolvedor, uma cidade por si só não é um mercado grande o suficiente", apontou Jarmo Eskelinen, CEO Forum Virium Helsinki. "Um número de cidades em vários países ou um continente, adotando um conjunto mínimo de padrões de formar um mercado considerável no qual os desenvolvedores podem começar a investir". O compromisso das cidades ajuda a superar a situação atual, em que nenhum sistema pode escalar e espalhar, como não existem normas em vigor, devido à pouca implantação. "Integração com os sistemas municipais e aplicativos de terceiros usando o contexto API de Gerenciamento de Informações definido no FIWARE é de baixo custo e não-intrusiva", explicou Juanjo Hierro, coordenador e arquiteto-chefe de FIWARE.
Na terça-feira, os participantes da CeBIT vai ouvir como FIWARE impulsiona o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e da economia digital em geral explicou no discurso de Marieta del Rivero. Del Rivero é Vice-Presidente Comercial Digital Officer da Telefonica e membro do Conselho Executivo FIWARE: "Este é o momento certo para definir plataformas abertas sob tecnologia padrão", diz ela. "Só assim irá garantir que os cidadãos desfrutar de sua vida digital, sem barreiras. Hoje FIWARE define os padrões e é por isso Telefónica ao lado de uma série de outras empresas apoia-lo." A tônica será seguido de um workshop sobre como abrir e ágeis Cidades Inteligentes vai transformar a vida dos cidadãos e das empresas, conduzida por Jarmo Eskelinen entrevista com representantes de Tampere, Aarhus e de Bruxelas, que se juntaram à iniciativa OASC.
A iniciativa OASC é regido pelo Smart Cities Task Force Open & Agile, supervisionado pelos Conectados Cidades Inteligentes (CSC) Placa de Rede. Mais informações sobre o capítulo Europeia da Rede CSC pode ser encontrada em connectedsmartcities.eu.
Programa Accelerator FIWARE
Em setembro de 2014, a Comissão Europeia lançou o Programa Accelerator FIWARE, colocando 80.000.000 € para as empresas e empresários para ajudá-los a desenvolver projetos baseados em tecnologias FIWARE. Dezesseis aceleradores foram selecionados para este projeto ambicioso. O primeiro convite aberto revelou-se que o programa seja um sucesso, com mais de 3.200 projectos apresentados e 500 os selecionados. Essas startups vai realizar o desenvolvimento de aplicações que utilizam FIWARE eo Lab FIWARE, um ambiente de experimentação que já federados 16 centros de dados na Europa e América Latina. Na CeBIT, os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns dos aceleradores (speedup Europa, EuropeanPioneers, FI-C3, Finish e FI-ADOTE) e as startups BIBA GmbH e Digital Worx. O programa Accelerator FIWARE será introduzido em um keynote por Olaf-Gerd Gemein, coordenador do acelerador Speedup! FIWARE Europa. Um estudo de caso apresentado por empresários e especialistas de dados da Europa SpeedUp! Vai ir mais fundo em aplicações baseadas Dados Abertos para Cidades Inteligentes em Hamburgo.
O acordo das cidades tem seguido o Mobile World Congress 2015, onde anúncio Telefónica, Orange, Engenharia e Atos concordaram em unir forças para a adopção de normas FIWARE para Cidades Inteligentes e apoiar as actividades ligadas à criação de uma comunidade Open Source em torno de tecnologias FIWARE .
Além disso, o cloud-based prestigiado mapeamento, análise e visualização motor CartoDB também adotou o FIWARE Contexto API padrão de Gestão da Informação. "O conector temos desenvolvido vai ampliar ainda mais as capacidades da plataforma FIWARE, permitindo o uso das tecnologias de mapeamento mais avançados e melhorar as capacidades das soluções construídas em cima", afirmou Javier de la Torre, CEO da CartoDB. "Temos vindo a trabalhar com muitas cidades, como Nova York, Barcelona e Buenos Aires", ressaltou.
Mesmo mais parceiros abraçaram FIWARE recentemente. O operador coreana KT Corporation fortalecer FIWARE como o padrão para a troca de dados provenientes de aplicações e serviços ligados à Internet das Coisas (IoT).
Comentários
Postar um comentário